quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Zefa da Guia: de Poço Redondo para todo o Brasil



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Zefa da Guia: de Poço Redondo para todo o Brasil


Zefa da Guia, à direita, orgulho da Serra da Guia e de Sergipe (Foto: Google Imagens, 2009).


Com muita justiça e orgulho que sinto como sergipano, fico muito feliz em divulgar a repercussão de Dona Zefa da Guia, uma brava sergipana que conheci num evento no Museu do Homem Sergipano, na época sob a direção de Terezinha Oliva.


Na última terça-feira (3-11-2009), Dona Zefa representou os movimentos sociais de saúde no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Olinda-PE, devido aos relevantes serviços prestados à sua comunidade na Serra da Guia, em Poço Redondo: Ajudar no parto de mais de 5 mil brasileiras, ter no seu currículo mais de 5 mil novas vidas humanas.


Sem saber ler ou escrever, Dona Zefa é a prova viva de que os saberes populares são uma forma de conhecimento tão valiosa quanto o conhecimento científico, que às vezes é inacessível e excludente.


Dona Zefa da guia prova também a força de brasileiros e brasileiras de origem humilde em construir um Brasil melhor sem precisar de Diploma de Mestrado ou Doutorado, ao contrário do que prega a hipocrisia de classes conservadoras, que acreditam que a educação é um direito exclusivo das elites.


Dedico esta matéria e este exemplo de vida ao povo humilde de São Cristóvão: pescadores, marisqueiras e qualquer cidadão ou cidadã que lutam pelas suas famílias e por suas comunidades.Leiam e vejam Zefa da Guia em:


5 comentários:

  1. É REALMENTE É PRA O MUNDO TODO.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Ministro da Igualdade Racial a senhora Josefa Maria da Silva tem direito a aposentadoria pelos 55 anos de trabalhos prestados às comunidades quilombolas e ao Brasil.
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Josefa Maria da Silva a Zefa da Guia, sua luta, seu trabalho expõe que o Estado é omisso em adotar políticas públicas que respeite a dignidade deste povo que há séculos resiste o isolamento e a opressão.
    Em qual outro país seria uma personalidade respeitada e seu trabalho respeitado com apoio governamental.Esta mulher negra que trabalha desde os 11 anos, sempre trabalhou pelo próximo é exemplo de dignidade e liderança.
    Lica

    ResponderExcluir
  4. Linda mulher, exemplo de ser humano solidário, Josefa Maria da Silva é parte do Brasil maravilhoso. Brasileira, quilombola, guerreira.
    O sobrenome dela deveria ser Amor, Zefa do Amor.
    O site é simplesmente maravilhoso, competente, estava procurando para um trabalho.
    Dona Zefa meus cumprimentos.
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei nesta comunidade, fazendo um relatorio para o reconhecimento da comunidade como remanecente de quilombo, e conheço essa senhora que é uma guerreira, pois eles tem dificuldade de acesso a tudo que vc possa imaginar de agua a saude. Pois acesso a agua é apenas com tres sisternas, a energia chegou para a maioria das casas a pouco tempo, trabalho é muito dificil e muitos recebem o bolsa familia como unica fonte de renda. E Dona Zefa não para sempre correndo e buscando melhorias para a comunidade. Há ela é rezadeira tambem vindo gente de todo o nordeste para que ela possa rezar.
    Arivaldo

    ResponderExcluir

Para postar seu comentário; caso não tenha conta no Google selecione: Nome/URL e digite apenas seu nome, ou a opção: Anônimo. Sua mensagem será encaminhado para o E-mail: zefadaguiazefadaguia@yahoo.com