Paulo Henrique Amorim é jornalista desde quando os bichos falavam.
4/novembro/2009 20:35
Josefa Maria da Silva é parteira há 55 anos e ama o que faz. Jamais ganhou um centavo pelo seu trabalho mas isso nunca foi motivo para desistir. Sem saber ler ou escrever, a sergipana Zefa da Guia, como é conhecida, já ajudou no parto de mais de 5 mil brasileiros. Com os conhecimentos dos seus ancestrais quilombolas, faz partos de mulheres que vivem em locais isolados ou em pequenas comunidades, onde os médicos não vão. Vive em Serra da Guia, um quilombo de cerca de 200 famílias do município de Posto Redondo de onde tirou o sobrenome que gosta de usar.
Leia a íntegra no Blog do Planalto.
Entrevista com a parteira quilombola Zefa da Guia, que representou os movimentos sociais no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Olinda (PE). Vídeo: Maiana Diniz.
Muitas mulheres ainda dão a luz com o auxílio de parteiras
Conhecimentos de ancestrais escravos ajudam a comunidade
55 anos de atividade, mais de 5 mil partos
Parteira pede apoio ao presidente da República
Primeiro parto foi feito aos 11 anos de idade
Uma mulher negra salvou a minha vida, de uma mulher negra recebi o primeiro alimento de todo ser humano, o leite materno, que a senhora minha mãe não tinha, mas o ser humano é ingrato faz parte da indole de cada um, é nesses interiores que vemos o grande coração do Brasil, rezo e torço para que o Sr. Presidente se apiade dos Quilombos abandonados a sua sorte, e faza alguns investimentos por esse interior da nação continente, a Dna. Sefa é o simbolo dessa luta titánica do pobre contra o poder constituido, vamos senhor ministro mostre essa força para seu Povo.
ResponderExcluirPablo
Enquanto as mulheres “frutas” aviltam a figura feminina, Dona Josefa a redime.Parabéns digna mulher
ResponderExcluirTeezinha Casimiro Albuquerque
Este Brasil é grande, e dentro dele temos muitos Lulas, Jusefa e Petroleiros valentes.
ResponderExcluirjbmartins
Olá,
ResponderExcluirSerá que vc poderia postar o video Dona Josefa: A Guia da Serra, em seu blog
http://www.youtube.com/watch?v=8ppybmUXFMA
Um abração,
Rita Simone