quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Assembléia homenageia Zefa da Guia representando as mulheres sergipanas em 08/03/2007








Em sessão presidida pela vice-presidente Angélica Guimarães, PSC, a parteira e líder comunitária da Serra da Guia (Poço Redondo), Josefa Maria da Silva (Zefa da Guia), foi homenageada pela Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe. Ela representou as sergipanas nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Guerreira, lutadora em prol do seu povo sofrido, Zefa da Guia é parteira, mãe, avó, ‘psicóloga’, ‘assistente social’, enfim é um baluarte da sua comunidade.

A deputada estadual Conceição Vieira, PT, discursou para destacar Zefa da Guia, que já realizou cinco mil partos e continua alegre, subindo a serra, andando de moto, a pé, enfim, é um exemplo da mulher, que percorre duas horas de carros da sede do município até a Serra da Guia, para dar assistência aos seus comunitários.

http://www.agenciaalese.se.gov.br/agenciaalese/interna.wsp?tmp_page=interna&tmp_codigo=1046&tmp_secao=2&tmp_topico=Not%C3%ADcias



Conceição fez uma pesquisa sobre os quilombolas e chegou a Zefa da Guia, que mora no pé da Serra da Guia, daí o seu apelido.

Dona Zefa, segundo Conceição Vieira, ajudou o Governo Federal na avaliação de quem precisa das casas construídas naquela região com recursos da Caixa Econômica Federal.

Dona Zefa é chamada na comunidade por “Madrinha Zefa”, “Dona Zefa”, “Mãe Zefa” e outros nomes carinhosos. Além de parteira, ela é a rezadeira da comunidade, indica remédios caseiros e presta outros trabalhos.

Conceição agradeceu a direção da Assembléia Legislativa pela sessão solene e agradeceu pela compreensão por se fazer uma homenagem a uma mulher diferente, que contempla a todos, e materializa a mulher guerreira, lutadora, e liderança, que representa o corpo e alma da mulher sergipana.

A deputada disse que as deputadas sergipanas vão elaborar um documento, para ser entregue ao governador Marcelo Déda, com as reivindicações das mulheres, em relação a políticas públicas.

Zefa da Guia- Com seu jeito simples, Zefa da Guia disse que estava muito alegre e emocionada com a homenagem.

Ela contou que, quando souberam que seria homenageada na Assembléia, lhes perguntaram: Comadre Zefa a senhora tem coragem de ir? O que a comadre vai falar lá, com as autoridades?

Zefa respondia que iria falar o que sabe e o que entende. Eu me criei numa comunidade, trabalhando de roça, meu pai e minha me ensinaram muito para eu falar. Não sei ler e nem escrever, porque lá ninguém sabia, disse.

Zefa da Guia começou a profissão de parteira com onze anos de idade e se casou aos 12 anos. Era fazendo parto para as outras e elas fazendo os meus, lembrou.

Eu recebia com muito amor às minhas pacientes. Nunca morreu uma mulher ou uma criança nas minhas mãos. Ainda hoje tem a maternidade em Poço Redondo e em Nossa Senhora da Glória, mas eu continuo e esta semana fiz três partos, revelou Zefa da Guia.

Cuido delas, crio capão (galo capado), mato e faço o caldo. Não peço e fico feliz, com essa homenagem. Agradeço a Deus e todos deputados por essa homenagem, disse dona Zefa da Guia.

A parteira deixou uma mensagem singela. Disse que todos querem saúde, paz e amor. Pediu que todos se ajudem, para que a sociedade seja sem violência e com felicidade.

Ela pediu que as autoridades trabalhem pelas comunidades carentes, que precisam de terra para trabalhar, água encanada e outros benefícios, para que todos vençam as dificuldades do dia-a-dia.

Zefa da Guia disse ter certeza de que Marcelo Déda fará mais pelos sergipanos e pediu que o governador visite a Serra da Guia, para ver o sofrimento do povo e fazer alguma coisa.

Carta- A deputada Angélica Guimarães, PSC, leu a Carta das Mulheres Sergipanas, onde são destacadas várias reivindicações, ressaltando que, apesar das conquistas, é preciso consolidar políticas públicas, sobretudo, de combate a violência, contra a discriminação e preconceito.

Elas querem uma sociedade justa e democrática, sem preconceitos. Entre as reivindicações estão as delegacias especializadas e exames de perícias na Maternidade Hildete Falcão Baptista, quando a mulher for agredida e dar queixa.

O documento pede a constituição de um fórum com participantes dos Três Poderes, para consolidar a Lei Maria da Penha, que pune os agressores das mulheres.

O coral da Assembléia Legislativa, sob a regência do maestro Joel Magalhães, fez uma apresentação especial, para homenagear as mulheres. Houve também a participação do grupo Penerou Xerém.

Depois que leu o documento, Angélica ressaltou a história de Zefa da Guia, que dá uma lição de vida, com sua humildade e dedicação ao seu povo.

Angélica lembrou que as duas fazem a mesma coisa, com a diferença que a deputada é médica obstetra, da mesma forma que o deputado Luís Mitidieri.

Salientou que Zefa é um exemplo de solidariedade e é especial para a sua comunidade.

Lembrou que o pioneirismo de Zefa da Guia na região é fundamental para as comunidades e aproveitou para dizer que estava presente também uma pioneira em outra área, que é a desembargadora Josefa Paixão, primeira juíza de Sergipe.

O presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade, PDT, ressaltou a importância da mulher sergipana em todas as áreas, dando exemplo para o Brasil.

Enfatizou a coragem e sabedoria de Zefa da Guia, por cujas mãos vieram ao mundo milhares de sergipanos.

Ulices agradeceu a deputada estadual e secretária de Estado da Inclusão Social, Ana Lúcia Menezes, PT, representando o governador Marcelo Déda, PT.

Lembrou que seus pais lutaram muito para sustentar 16 filhos e ele como 15o. nasceu sob a assistência de uma parteira.

A sessão especial foi resultado de um Requerimento da deputada Tânia Soares, PC do B. As deputadas e servidoras do parlamento receberam flores, começando por Angélica Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário; caso não tenha conta no Google selecione: Nome/URL e digite apenas seu nome, ou a opção: Anônimo. Sua mensagem será encaminhado para o E-mail: zefadaguiazefadaguia@yahoo.com