quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ajuda/Donativos:

A comunidade Serra da Guia precisa e necessita muito de ajuda, pois é uma região seca, carente, e muito sofrida. Se alguém quiser ajudar/mandar donativo para a comunidade Serra da Guia, envie pelo correio, ou por transportadora como roupa, cobertor, alimentos, medicamentos, cadeira de roda, moleta, eletrônicos, brinquedos, etc. podem ser novos ou usados, o que quiserem e puderem mandar a gente aceita de coração e será bem vindos, recebido e aceito por mim e por nossa comunidade.

Endereço: Povoado Serra da Guia
Cidade: Poço Redondo/SE
Cep 49810-000
A/C JOSEFA MARIA DA SILVA SANTOS “ZEFA DA GUIA”
Telefone: (079) 9819-8906 - Zéfa da Guia

Ou se obtar por fazer doação em dinheiro, pode ser qualquer valor R$ 1.00, 5.00, 10.00 o valor que depositar será bem útil, e servirá muito a comunidade Serra da Guia.
Agencia: 02177-6 Conta: 0632418-5 Bradesco-JOSEFA M. DA SILVA SANTOS

1º Parto:

O primeiro parto meu foi por acaso, a vizinha ia ter filho e a parteira contratada cochilou no ponto (‘‘Ela tomou umas canas.’’). eu tinha 11 anos, não perdi tempo, sabia o que fazer, pois observava muitas vezes minha mãe, uma índia parteira. Naquele dia, as minhas mãos trouxeram ao mundo Manoel, fiz tudo e depois acostumei, com muita vontade. Minha mãe era parteira de muitos anos, minha avó também. Peguei uma herança.
Como acontecem os partos:
Quando elas não podem vim na minha casa, vem mim chamar e eu vou até a elas de apé, montada de cavalo/jegue, de carro, de moto de todo jeito eu vou, só não posso é deixar de ir.
Resguardo:

Eu cozinho, costumo fazer pirão de capão caipira. Eu recebo e cuido com muito amor das minhas pacientes quando vão ter na minha casa os filhos, crio capão (galo capado), mato e faço o caldo e do pra elas comer durante 03 dias de resguardo.
Afilhados:
Os meninos que eu pego geralmente costumam virar meus afilhados, hoje eu tenho mais de 2.800 batizados só na igreja, fora os que são batizados na fogueira de São João.
O que gosto de fazer:
Pegar menino, rezar no povo, visitar os doentes, fazer o bem, servir e dividir com próximo sem olhar a quem.

Ir a igreja assistir a uma boa missa, ir todo ano à romaria de meu Padim Ciço Rumao, no Juazeiro do Norte em janeiro o qual eu tenho muita fé.

Dar/promover novenas, dançar são Gonçalo e samba de coco, ir aos congressos, o qual eu sou membra, e a radio Xingo Fm de Canindé participar dos programas quando mim convidam.

Na minha simples e humilde casa comem mais de 50 pessoas de meninos a adultos todos os dias, e graças a Deus até hoje nunca faltou o básico, alimentação, pra mim é uma felicidade inexplicável, não tem dinheiro do mundo que pague essa felicidade, tenho um debito de gratidão muito grande com Deus que não poço pagar nunca por ele mim conceder essa nobreza de poder ajudar o próximo.

Analfabetismo:
Nao aprendi a ler nem escrever porque a onde agente morava num lugar por nome de Rizada/SE ninguem sabia ler e nem escrever.
Heroísmo:
Mim considero uma heroina, guerreira e lutadora em prol do meu povo sofrido. Nunca ganhei um centavo para fazer esse trabalho, e mesmo sem nunca ter ganhado nada, esse nunca foi motivo para mim desistir de pegar menino e ajudar a minha comunidade.

Na minha comunidade faço o que poço, de tudo um pouco, sou parteira, mãe, avo, madrinha, psicóloga, rezadeira e assistente social etc.
Títulos e Homenagens:
Recebi vários títulos e homenagens, entre eles o do "Dia internacional da Mulher" concedido pela Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, no dia 08 de março de 2007 .

Cultura:
Eu defendo a minha cultura, a cultura da comunidade Serra da Guia com unhas e dentes, faço o que deve ser feito e o que poço, só não faço mais porque não poço, e não tenho recurso.

Promovo novenas todo ano em cima de uma serra são 09 (nove) noites de novena num cemitério a onde tem 1.500 corpos de escravos enterrado, pois essa novena era tradição dos antepassados e continuo mantendo viva essa cultura e até o dia que Deus mandar mim chamar.

Na minha casa promovo todo ano uma novena que é usada os instrumentos dos antepassados como zabumba, taboca “pife” e também leiloes das coisas que recebo como doação para a novena que é referência no Estado de Sergipe, vem gente até da Bahia participar, a onde se reúne mais de 3 mil pessoas todos anos, mato porco, galinha peru, guiné, carneiro, pra da pra o povo comer.

Todo ano em janeiro eu e a as pessoas da comunidade Serra da Guia vamos a romaria de meu Padim Ciço, no Juazeiro do Norte, o qual eu e a comunidade somos muito devota, temos 36 anos de romaria nunca perdemos um ano, já alcancemos e fomos valida em muitas promessas que fizemos.
Artesanato na Comunidade:
Fazemos na comunidade Serra da Guia, artesanatos de palha de licurizeira como abano, chapéus de palha, vassourinhas, vassouras, cestos, crochê etc.

Promovo também São Gonçalo, samba de coco.

Rezamos na coresma “Semana Santa” todas as noites, até amanhecer o dia, fazemos muita penitencia e jenjum.
Procuro Recursos:
Eu ando por esse Brasil a fora participando de palestra, encontrando autoridades, e personalidades em procura de algo melhor para a minha comunidade Serra da Guia, passo até 8 dias fora de casa, já fui a congressos no Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Parana, Pará, Bahia, maceio, Olinda, recife, São Paulo, etc., nao ganho um centavo, faço com intenção de ajudar a comunidade Serra da Guia.
Recursos Conseguidos:
Tenho conseguido graças a Deus muitos recursos pra minha comunidade Serra da Guia.
Veja o que eu conseguir:

*Uma ambulância que serviu muito a Serra da Guia, e que já não presta mais, necessitamos de outra com urgência, pois já tem mais de 5 anos de uso e mais de 6 meses que esta encostada.

* Uma barragem de 300 horas, concluída, que serve muito a toda comunidade.

* 84 Casas para os kilombolas, todas com cisternas, calçamentos etc.

* Energia elétrica em toda comunidade

* 02 orelhões.

* Um mini posto medico a onde eu faço os partos das mulheres.
Religião:
Sou espírita, católica e devota de nossa Senhora Aparecida, de meu Padim Ciço Rumão e de Frei Damião e de todos os santos.
Reza contra o que nas pessoas:
Rezo contra olho gordo, trabalhos de feitiçaria, e doenças.

Melhoramentos e beneficio da minha reza:
Na vida familiar, casal separado, vida financeira, doenças, encosto, enfim o que for preciso e o que Deus permitir eu faço.

Obs.: Só trabalho as direita com Jesus Cristo, não trabalho com oferendas, rituais, encruzilhada, não, nada disso, o meu trabalho é com Deus, só faço o bem, não faço mal pra ninguém, o mal eu faço é combate-lo.

Na minha casa chega gente todos os dias da Bahia, Pernambuco, Sergipe, e Alagoas fora os que nunca nem vi, que ligam pra mim de outros estados e graças a Deus todos saem bem satisfeitos e curados com minhas rezas e orações.

Se alguém quiser entrar em contato comigo, pode vim na minha casa ou pelo telefone (0xx79) 9819-8906 estou pronta para lhe atende-lo (a) achar e mostrar de imediato uma solução para seu problema.
Missão:
‘‘Meu prazer é fazer parto, ajudar o próximo, rezar no povo até o dia em que Deus quiser e mandar me chamar’’

Essa mensagem de amor e fé é para você que abril esse Blog.

Que Deus e o seu filho Jesus Cristo, toque profundamente em seu coração, iluminando seus dias de vida, alegrando seu coração, com sentimentos humanos e nobres, para que em seu coração o amor à paz e a felicidade possam reinar sobre todas as coisas;

Que a fé nas palavras de amor que o Senhor nos deixou, estejam ainda mais presentes em seu coração;

Para que as bênçãos divinas possam cair em sua vida e que seus caminhos sejam cada vez mais tranqüilos e iluminados, recheado de paz, amor, harmonia e muita felicidade e aproxime cada vez mais você da felicidade. Boa Sorte e muitas felicidades!!!

Zéfa da Guia

Um comentário:

  1. Trabalhei nesta comunidade, fazendo um relatorio para o reconhecimento da comunidade como remanecente de quilombo, e conheço essa senhora que é uma guerreira, pois eles tem dificuldade de acesso a tudo que vc possa imaginar de agua a saude. Pois acesso a agua é apenas com tres sisternas, a energia chegou para a maioria das casas a pouco tempo, trabalho é muito dificil e muitos recebem o bolsa familia como unica fonte de renda. E Dona Zefa não para sempre correndo e buscando melhorias para a comunidade. Há ela é rezadeira tambem vindo gente de todo o nordeste para que ela possa rezar.
    Arivaldo

    ResponderExcluir

Para postar seu comentário; caso não tenha conta no Google selecione: Nome/URL e digite apenas seu nome, ou a opção: Anônimo. Sua mensagem será encaminhado para o E-mail: zefadaguiazefadaguia@yahoo.com