sexta-feira, 13 de maio de 2011

Zefa da Guia no Domingo Espetacular da TV Record


O destino do domingo espetacular da TV Record foi mostrar as belezas naturais do estado de Sergipe e entre elas: Canindé de São Francisco, Estancia e incluíram também no seu roteiro de viagem Poço Redondo com a parteira quilombola Zefa da Guia com mais de 5 mil partos.


Faça como o domingo espetacular: Venha conhecer a comunidade quilombola Serra da Guia e sua parteira mestre e líder, que já fez mais de 5 mil partos.

Leia alguns Trechos da reportagem:

A reporte diz: 

...Por ser um local de difícil acesso este era o lugar onde os escravos se refugiavam. Mais nessa comunidade entre tantas historias uma se destaca: A de Dona Josefa...
 ...o 1º parto que Dona Zefa fez, foi quando ela tinha 11 anos de idade...

... A senhora é famosa por aqui Dona Zefa...


A reporte pergunta: 

Quantas crianças a senhora já botou no mundo??, 

Zefa da Guia responde:

 Mais ou menos uma base de 5 (cinco) mil. 

A reporte diz:

...andando pelo vilarejo quase todos os adultos e crianças vieram ao mundo pelas mãos de Dona Zefa.

A reporte pergunta:

Diante de tanto parto, a senhora já perdeu alguma ciança no  parto e qual é o segredo para uma mulher ter seu filho de forma natural?  Assista o vídeo para ver a resposta !

Zefa da guia esponde:

Nunca, nunca morreio nenhuma criança.

 A reporte pergunta a uma mulher:

Você é a mãe de vinte filhos?  Como consegue parir mulher 20 filhos? Da pra imaginar ter um filho sem Zefa da Guia?  Resposta: Assista o vídeo !!

A reporte diz: 

A parteira nos convida para conhecer uma mãe que teve 24 filhos..., e em poucos minutos o carinho dessa guerreira, mim transforma numa velha amiga e seguimos de mãos dadas...

Zefa da Guia diz: 

Essa daqui é a mulher corajosa, ela teve 24 filhos!

A mãe dos 24 filhos diz a reporte:

 Só conseguir ter, por que foi com ela “ZEFA”, se fosse com outra parteira eu não conseguia.

A reporte finaliza:

 Dona Zefa faz sua parte com sua sabedoria que não esta nos livros. Essa sergipana é pura dignidade.

Zefa da Guia diz : 

Eu não sei ler nem escrever, não assino nem o meu nome, mas eu tenho um dom que Deus mim ofereceu, e mim deu, por que aprendi muitas coisas sem ninguém mim ensina-me. Finaliza.

     Assista a reportagem completa !

Um comentário:

  1. Dona Zefa eu vi a senhora na tv record, e agora vi a senhora novamente no seu blog. Parabens, um dia eu ainda vou conhecer a Senhora pessoalmente.

    Beijos

    ResponderExcluir

Para postar seu comentário; caso não tenha conta no Google selecione: Nome/URL e digite apenas seu nome, ou a opção: Anônimo. Sua mensagem será encaminhado para o E-mail: zefadaguiazefadaguia@yahoo.com